Monday, October 31, 2011

Segurança nas estradas

            Dias atrás fiz uma viagem até Monte Alegre de Minas, no Triangulo Mineiro. Ligando as rodovias, BR381,em Perdões e a BR262, na serra da cidade de Luz,está a BR354.
            Engraçado que existe um trecho na 354 com uns 5 km de asfalto aparentemente novo. De repente começa outro trecho de outros 5 km em péssimo estado, até que aparece novamente um trecho em ótimo estado de conservação. Tive a impressão que no orçamento foi estipulado uma quantidade de asfalto para uma quantidade de quilometros. Quando perceberam que ficaria uma camada asfáltica muito fina, resolveram distribuir o serviço em etapas: Alguns quilômetros sim, com asfalto novo, outros não, com asfalto velho...mais alguns km sim, mais outros não.
            Mas a qualidade do asfalto parece não preocupar os motoristas. Aliás eles se sentem desafiados. Entendem o perigo, mas querem vencê-lo à qualquer custo. Mesmo que paguem com a vida. Alguns caminhoneiros acham engraçado colar no pára-choques trazeiro do carro à frente. Pensam que estimulam o motorista a pisar mais fundo no acelerador. Não pensam que podem causar acidentes.
            Já na 262 a pavimentação é de excelente qualidade.É um atrativo para quem gosta de velocidade. Para a minha surpresa vi poucos motoristas se arriscando com ultrapassagens na faixa contínua ou em curvas. Mas ainda existe quem pensa estar dirigindo um bólido da fórmula Um.
            Mas o que me chamou atenção mesmo são alguns radares. Não sei qual artista da segurança nas estradas descobriu que 60km/h deve ser a velocidade de segurança nas rodovias brasileiras. Em alguns trechos onde se pode guiar com extrema segurança à 80km/h o motorista é obrigado a reduzir para 60. Ou reduz ou é fotografado pelo radar. Não entendi se é uma forma segura de dirigir ou arrecadar.
            Enfim, entre Uberlândia e Monte Alegre de Minas existe uma reforma fantástica na BR 365.O único problema é que durante as obras, os motoristas que moram nas fazendas às margens da rodovia se expõem ao risco de acidentes fatais. Não há iluminação ou sinalização com aqueles “olhos de gato”.Dnit, por favor. Não espere a primeira morte para sinalizar.
            Estamos no caminho certo para termos um trânsito seguro, mas temos que tomar cuidado com os exageros, tanto nas normas como na direção.

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