Wednesday, May 18, 2011

Soberania em 40 anos no deserto

            Apesar de ser contestado por muitos, a bíblia é um livro que deveria ser lido inclusive pelos ateus.A história do povo de Israel mostrada lá, serve de referência para todos nós.
            A bíblia nos diz que Deus havia prometido uma terra que mana leite e mel para a descendência de Abraão.Acontece que em um determinado momento, os filhos de Jacó,neto de Abraão, se tornaram escravos no Egito. Ficaram por lá cerca de 400 anos. Havia uma geração que não conhecia outro status a não ser o de escravo. Eram dois milhões e meio de israelitas, à quem Deus havia prometido a terra de Canaã, vivendo nesta condição.
            Um dia aparece Moisés, com um história de vida diferente dos demais do seu povo. Deus o chama para libertar os seus escolhidos da mão pesada de Faraó. Depois de muitas tentativas frustradas, povo enfim atravessa o mar vermelho,caminhando a passos largos. O êxodo fica marcado na história porque o mar se fecha sobre o exército egípcio enquanto ia em busca dos ex escravos,matando a todos, cavalos e cavaleiros. A travessia termina com o povo indo parar no deserto de Sur, um lugar entre o mar vermelho e o rio jordão. Se quisessem voltar ao passado, teriam que enfretar a fúria do mar. Mas para entrar no futuro, que estava 40 anos adiante, deveriam atravessar  o rio jordão. Era mais fácil então pensar no futuro.
            Não foi tão fácil assim. Fazer aquele povo entender que o futuro era uma escolha de Deus, exigiu de Moisés muito trabalho e dedicação. Deus queria um povo soberano. Por isso foi necessário um curso preparatório, que podemos chamar de intensivão. Em quarenta anos os ex escravos aprenderam a andar com as próprias pernas, se organizaram debaixo de leis rígidas  e severas, que valorizaram e fortaleceram a cultura israelita. Já próximos do rio jordão, sob a liderança de Josué, entenderam que aquele rio era pequeno para quem havia entrado mar adentro.
            Na terra de Canaã, desejaram um rei. Saul, o primeiro rei, escolhido por Deus, mostrou que não havia entendido ainda o que é soberania.Queria enriquecer o reino com as sobras de Guerra. Deus o puniu severamente. Povo soberano não vive de sobras ou esmolas. Constroi riquezas. Gerar riqueza gera também confiança e autoestima.É um fluxo permanente que deve ir de geração à geração, com participação e comprometimento de todos...
…E assim devemos sonhar com o Brasil entre os mais organizados no mundo.
            Quase me esqueci de dizer!!! Se voce deseja adquirir um imóvel,fale comigo. Com prestações na medida do seu orçamento, voce poderá planejar e curtir o que a vida tem de melhor.

2 comments:

  1. Gostei muito de seu texto, querido amigo! É preciso olhar para frente, planejar, organizar e caminhar sempre em ação...

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ReplyDelete
  2. Obrigado, Sônia.Tenha uma boa semana
    Helder

    ReplyDelete