Thursday, January 12, 2012

As chuvas de Janeiro de 2012


            Janeiro de 2012 não tem sido generoso com os brasileiros. Alguns sofrem com as chuvas, outros com a falta delas. Enquanto varias cidades do sudeste estão encobertas pelas águas, no sul do país existem lavouras inteiras gerando prejuizos enormes por falta de chuva.

            Meu post de feliz 2012 foi concluído com as palavras do apóstolo Paulo que diz:
"E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” 
Hoje estou me perguntando se escolhi a melhor frase dentre tantas deixadas pelo apóstolo.
           
            Entendo que muitos escolheram os piores lugares da terra para construirem suas casas. Entendo também que em nome do progresso e do conforto construimos em lugares aparentemente seguros.  Cortamos árvores, construimos represas, espalhamos cimento e asfalto acreditando que estavamos certos.

            Mas o que passa no íntimo daqueles que perderam o pouco que construiram, não pode ser medido apenas pelas lágrimas que caem diante das câmeras de TV que cobrem os acontecimentos. Eles perderam o chão,perderam o teto. Existe um abismo do qual eles precisam sair para reconstruir a vida.

            Será possível encontrar paz em um momento desses? Será que é possível ser grato? É claro que o fato de estarem vivos é motivo para gratidão. O desafio de recomeçar é o que move muitos outros.Mas nem todos pensam assim. Muitos gostariam de ir junto com os bens.

            Já que não foram, acredito que não há saída. Gratidão é melhor que nada. Não é um exercício fácil , mas é a melhor saída. Posso até repetir a frase de Paulo: "E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” E encntrem forças para retomar a as rédeas da vida.

4 comments:

  1. Valaci, você sempre tem uma palavra de ânimo para todos. As pessoas têm forças para recomeçar, pois a vida é mais importante e quando ela é preservada é um bom motivo para dar graças.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ReplyDelete
  2. E voce sempre com suas observações encorajadoras. obrigado pelo incentivo!!! Um grande final de semana.
    Helder

    ReplyDelete
  3. É uma situação muito dolorosa e aceitar com resignação (mas sem acomodação) é ser verdadeiramente grato pela existência. Grato sobretudo pela preservação da vida. Não conhecemos os mistérios designados a nós... e sem dúvida, ao contrário do que a maioria pode pensar, acredito que uma situação dessas tem o poder de aproximar muito mais o ser humano de Deus, de sua verdadeira fonte e isso dá ainda mais força para poderem recriar sua própria história.

    ReplyDelete
  4. Bela observação Lu. Deus é realmente fonte de todas as coisas. Um grande abraço e bom final de semana.
    Helder

    ReplyDelete